Prefeito Edvaldo Nogueira discute implantação do projeto `Praça da Juventude´ em Aracaju

Gabinete do Prefeito
11/01/2008 17h51

Uma iniciativa voltada para a juventude vai promover ainda mais esporte e lazer aos aracajuanos. O projeto piloto do Ministério dos Esportes, intitulado `Praça da Juventude´, vai ser desenvolvido na cidade pela Prefeitura de Aracaju, sob a coordenação da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). Durante a tarde de hoje, sexta-feira, o prefeito Edvaldo Nogueira conheceu a concepção básica do projeto, que será implantado em diversas cidades brasileiras.

Em reunião com o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Esporte (Abriesp), Sérgio Schildt, e com a presidente da Funcaju, Lucimara Passos, ele discutiu os detalhes técnicos para a implantação do projeto ainda esse semestre em bairros da capital. "Este projeto está em estudo e envolve esporte, cultura, saúde e integração social. Nós hoje discutimos mais as partes técnica e esportiva. Se trata de uma idéia nova que o Ministério dos Esportes está conduzindo em diversas cidades do Brasil", informou Schildt, acrescentando que foi uma excelente reunião.

O projeto foi desenvolvido durante o ano passado e está sendo lançado esse ano. Aracaju foi escolhida para iniciar o projeto e, de acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, os recursos para sua execução já foram liberados pelo Ministro dos Esportes, Orlando Silva. Além disso, Edvaldo Nogueira adiantou que já está pensando nas áreas possíveis, para elaboração do projeto definitivo para a sua construção. A sua idéia é de implantar o projeto em dois bairros da cidade.

"Trata-se de um projeto muito importante e muito interessante. Há sempre uma preocupação com a juventude, mas os aparelhos urbanos, as condições para que se tenha uma área de lazer e de prática de esportes são muito escassos, muito precários. Esse projeto vem em um momento muito importante, vem ao encontro da nossa preocupação com a juventude, que é fundamental para o desenvolvimento do país. Fiquei muito feliz de já poder contar com esse projeto e com os recursos para começar a fazê-lo", contou o prefeito.

Andamento

Segundo a presidente da Funcaju, Lucimara Passos, a idéia é que a execução seja o mais breve possível. "Já estamos em fase de elaboração do projeto para a licitação. O projeto ‘Praça da Juventude' será implantado em um bairro de Aracaju, talvez até em dois bairros, onde vamos ter uma estrutura esportiva e cultural voltada para a juventude, com quadras esportivas, teatro, arena, etc", informou. "O meu esforço é para que a gente dê a ordem de serviço em março. Vamos dar os passos seguintes, que são: o projeto executivo, licitação e partir daí fazer a obra", confirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Os índices positivos apresentados pela capital, além do compromisso do município com a juventude, são alguns dos critérios apontados por Edvaldo Nogueira para a escolha de Aracaju para pilotar esse projeto. "Esse ano criamos a Assessoria Especial de Políticas Públicas da Juventude, ligada ao gabinete. Nós temos uma preocupação grande com os jovens. Na minha trajetória política, sempre tive um envolvimento com a juventude. Além disso, o ministro Orlando Silva sabe do meu compromisso enquanto prefeito e das qualidades da cidade de Aracaju. A prefeitura também tem feito projetos importantes em parceira com o Governo Federal. O fato de compactuarmos e compartilharmos das mesmas idéias no que diz respeito à juventude, fez com que o Ministério escolhesse Aracaju", destacou Edvaldo Nogueira.